Bruno Oliveira Castro Cristiano Imhof

LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E FALÊNCIA INTERPRETADO

Cristiano Imhof tooltip

Precisa de ajuda?

Ligue +55 47 3361-6454

contato@booklaw.com.br

Jurisreferência™

Pedidos de falência crescem 8,7% em setembro de 2012

Data: 04/10/2012

Levantamento realizado pela Boa Vista - administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) - com abrangência nacional, mostram que o número de pedidos de falência aumentou 8,7% em setembro na comparação com agosto de 2012. No acumulado do ano o número de pedidos de falência apresenta crescimento de 27,4% contra o mesmo período de 2011. Em relação ao mesmo mês de 2011, os pedidos de falência cresceram 103,1%.

As falências decretadas, por sua vez, cresceram 3,5% em setembro e acumulam crescimento de 8,4% no ano ante o mesmo período de 2011. Sobre setembro de 2011 o número de falências decretadas aumentou 35,4%.

Os pedidos de recuperação judicial e o deferimento dos pedidos de recuperação também cresceram em setembro e continuam com forte tendência de alta no acumulado do ano, na comparação com o mesmo período de 2011.

A desaceleração econômica observada recentemente na economia continua prejudicando o desempenho financeiro das empresas e diminuindo a capacidade de pagamento, elevando os pedidos de falência e de recuperação judicial em 2012. A elevação recente da inadimplência dos consumidores e empresas também se reflete na capacidade de geração de caixa das empresas.

A retomada esperada para o segundo semestre, o cenário favorável do mercado de trabalho, a redução das taxas de juros e a manutenção das isenções de impostos em alguns setores da economia ainda não aliviaram os riscos de insolvência, mas podem contribuir para a diminuição dos efeitos da redução na atividade ainda este ano.

FONTE: Monitor Digital

Imprimir
Ir ao topo

Aplicativos Móveis

Adquira o livro Lei de Recuperação de Empresas e Falência - Interpretado, e tenha acesso gratuito aos aplicativos para tablets e smartphones, com conteúdo completo.

CONHEÇA TAMBÉM



Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial deste conteúdo.